na Alemanha

CRIADORES

Localidade: Gnarrenburg
Criador: Rüdiger Basilowski

Rüdiger Basilowski mantém um pequeno núcleo de Sorraias no estado de Bremen, proveniente de animais de Hardy Oelke: Polvorinho , garanhão baio de ferro Andrade (Herdade de Font’Alva) e uma égua de pelagem rato, Tornada , primeiro produto de Hardy Oelke.

Localidade: Oberdingermoss
Criador: Michael e Heide Schäfer

Esta coudelaria corresponde ao primeiro núcleo de Sorraias existente na Alemanha, para onde foi levado pela mão do Prof. Michael Schäfer. O núcleo inicial era composto por três fêmeas – Valquíria (pelagem baia), que se encontrava afilhada de Valiosa (pelagem rato), e Arisca (pelagem rato) – e dois machos – Esbelto (pelagem rato) e Tareco (pelagem baia). Valquíria estava já prenhe quando saiu de Portugal, dando origem a um macho baio – Vaqueiro – em 1976, já na Alemanha, correspondendo ao primeiro produto desta coudelaria. Desde esta data, a criação foi prosseguindo com sucesso, graças ao gosto, ao trabalho e ao esforço do casal Schäfer em manter um núcleo tão significativo de Sorraias, que constitui actualmente uma mais valia incomparável para a preservação desta raça, não só permitindo a diversificação e o aumento significativo do efectivo mas, também, possibilitado o “afastamento” genético de alguns animais relativamente ao solar de origem, que será de grande importância numa perspectiva futura da população. Em gesto simbólico deste reconhecimento, a Associação Internacional de Criadores do Cavalo de Tipo Primitivo – Sorraia designou-o como membro honorário no próprio acto solene da sua criação.

Localidade: Seth
Criador: Marco Papendick

O objectivo inicial desta coudelaria foi o de criar cavalos barrocos de pelagem Appaloosa, tendo iniciado esforços para desenvolver um núcleo de criação de Sorraias desde 2001. Adquiriu 3 animais criados no parque zoológico Wisentgehege Springe: Tatucho e Topala, ambos nascidos em 2000, e Xofinha, nascida em 2003.

Localidade: Twistringen
Criador: Nicole Wienken e Christoph Lerch

O efectivo de Sorraias desta coudelaria, inicialmente dirigida para a criação de cavalos de raça Trakhener, provém da coudelaria Schäfer. No fim de 1999 adquiriram dois garanhões, Enano , de pelagem rato, e Tabaco , de pelagem baia. Já em 2000 adquiriram duas fêmeas, Alana , de pelagem rato, e Acarnerada , de pelagem baia. Tabaco foi castrado e vendido como montada de desporto. Acarnerada havia sido coberta pelo garanhão Exótico ainda na coudelaria Schäfer, dando origem em 2001 a um poldro baio – Exorbitante –, actualmente em Portugal (Lagos, Quinta das Sorraias), para cobrir as éguas Ventura e Atocha , igualmente oriundas da coudelaria Schäfer. O efectivo desta coudelaria tem aumentado muito lentamente. Se bem que Acarnerada mostre uma fertilidade elevada, para além do garanhão Exorbitante apenas se registou mais um produto vivo, Admiração , nascida em 2005, uma vez que os produtos nascidos em 2003 e 2004 não foram viáveis.

Localidade: Prentzlau
Criador: Sven Sczygiel

Representa a maior coudelaria alemã constituída por cavalos oriundos da coudelaria Schäfer. Face ao pedido expresso por parte de Michael Schäfer para que zelasse pela continuação da criação do cavalo do sorrraia na Alemanha, adquiriu dois garanhões de pelagem rato ( Edição e Vândalo II ) e um de pelagem baia ( Taino ), bem como duas fêmeas de pelagem rato ( Alcantara e Aldeia ) e quatro de pelagem baia ( Agolada , Almendoa , Veiga e Voga ). Iniciada em 1999-2000, conta já com doze produtos nascidos. O efectivo actual é constituído por 21 animais, entre éguas de ventre, poldros e garanhões.

Localidade: Spring
Criador: República Federal da Alemanha
Gestor: Joachim e Thomas Hennig

“Wisentgehege Springe” é um parque zoológico pertencente à República Federal da Alemanha. Para além do empenhamento na conservação de diferentes espécies animais (e.g. o bisonte europeu, o alce e o cavalo de przewalski), empenhou-se, também, em contribuir para a preservação do cavalo do Sorraia. O núcleo actual é constituído por animais levados para a Alemanha por Hardy Oelke, entre 1999 e 2001: Ratinha , de pelagem rato e ferro Abecassis; Opala e Pompeia , de pelagem rato e ferro Andrade (Herdade da Agolada de Baixo); Pescado e Ultrajado , ambos de ferro Andrade (Herdade de Font’Alva), o primeiro de pelagem baia e o segundo de pelagem rato. Deste núcleo inicial já existe descendência, tendo os animais excedentes sido vendidos a outros criadores ( e.g. Coudelaria Seth).